A minha gratidão é muito grande. Tenho gratidão às pessoas que oraram por mim, às pessoas que me ajudaram materialmente quando estive no deserto, logo depois que aceitei a Jesus, à pessoas renunciaram a sua vida para ficar ao meu lado e à minha esposa, e que eu não preciso falar pois elas sabem de quem estou falando. Eu sou grato a Deus pela minha família, sou grato a Deus pelo meu testemunho pessoal, mas eu sou grato a Deus, também, porque isso tudo não seria nada se não fosse todos aqueles que relacionei acima. Se não fosse eles, eu não sería nada. Meus queridos, eu sou um homem grato. Eu sou grato a Deus pelas pessoas que me ajudaram a escrever a minha história de Deus, nesta terra.
Um dia, nós todos passaremos, mas deixamos, aqui, um legado a Deus. Seja grato a Deus, pelo seu marido, pela sua esposa, pelos seus filhos, pelo seu patrão, por aquele que paga o seu salário no final do mês, por aquele que lhe ajuda. Não se esqueça, nunca, de quem passou pela sua vida e foi capaz de lhe estender a mão.
Espírito de gratidão é uma coisa que Deus quer na vida do seu povo. Davi tinha esta consciência. No Salmo 116:13, ele diz “Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR.” Ou seja: Eu vou ter gratidão pelo que Ele me fez.
Graças são resultados de um coração reconhecido. Eu sou grato a Deus. Eu, hoje, estaria morto, mas graças a Deus porque ele usou pessoas. Amado, comece a dizer graças a Deus. Diga: “Graças a Deus. Sou o que sou pela graça de Deus. Muito obrigado, Senhor. Sentou para comer diga: “Graças a Deus!” Sentou no seu carro, recebeu um salário, tem uma esposa: “Graças a Deus!” Você vai ver como isso é tão importante na vida espiritual. Eu não sei receber nada sem dizer “obrigado”. Eu aprendi isto com Deus.
A bíblia diz que um dia, dez leprosos procuraram a Jesus. Evangelho de Lucas 17:11-14 diz assim - “De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.”
Não houve imposição de mãos, sal, nem óleo, oração no pé, escola dominical. Não houve nada. É a palavra que funciona. E diz que um dos dez, vendo que foi curado, um dos dez, os outros eram judeus, e este era um estrangeiro, um samaritano, odiado pelos judeus, vendo que foi curado, voltou dando glórias a Deus em alta voz: “Senhor obrigado, eu estou curado. Não tenho mais lepra, não sou mais excluído”. Nos versículos 15-17, Lucas continua dizendo -“Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?”
Você está percebendo o percentual de pessoas com gratidão? Você ajudou gente, financeiramente, pagou isso, pagou aquilo e na hora, a pessoa ainda lhe dá um tapa, lhe maltrata, e ainda acha que você tinha que ter dado mais. Cadê os nove? Nos versículos 18-19: “Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.”
Jesus ficou impressionado porque o único que era estrangeiro, que não era judeu, e era o único que não se esperava nada, precisou mostrar gratidão. Ele foi capaz de se atirar aos pés de Jesus e gritar: “Senhor, obrigado, obrigado.”
Então, Jesus disse: “Os outros nove, onde estão?” Jesus estava dizendo que a gratidão é uma grande virtude. Nesta terra, fora do povo da graça de Deus, eu não conheço ninguém com gratidão. Todo mundo diz: “Eu jejuei. Os meus joelhos. Foi a minha vigília. Eu subi ao monte. E Jesus disse: “Cadê os outros nove? A gratidão é uma grande virtude. A gratidão é tão forte, diante de Deus, que Deus disse: “Eu quero que vocês tenham, em tudo, motivos para dar graças”. A ingratidão é um espírito pagão depravado dos últimos tempos. Você quer ver? Em sua segunda carta à Timoteo, capítulo 3, versos 1 e 2, o apóstolo Paulo diz - “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes”. Portanto, amado, o espírito que mais faz doer o coração de Deus, é o espírito da ingratidão. Porque é um espírito mundano dos últimos tempos.
Portanto, quem é de Jesus, quem proclama e diz que é do Senhor, quem é salvo, tem que ter um Espírito de gratidão. Deus quer que nós tenhamos, no meio da multidão, no meio da congregação poderosa, uma atitude de reconhecimento, dizendo: “Senhor, sou grato!”
E nós estamos sentados uns aos lados dos outros, e certamente, já houve muita gente que já ajudou o outro, então, se voce foi ajudado, seja grato. Seja grato pela vida do seu irmão que senta do seu lado, que mora do seu lado. Seja grato!
Eu sei que valor tem cada um de nós diante de Deus. E eu sou muito grato a você, você que está lendo este blog. Você poderia ter ficado na sua, mas você está aqui lendo tudo isso. Graças a Deus pela sua vida!