sábado, 30 de março de 2013

O SOFRIMENTO É O ARADO DE DEUS


Um dia, depois de três anos de convertido aos caminhos do Senhor Jesus, eu questionei a Deus sobre o por que de eu estar na situação na qual eu me encontrava – desempregado, sem vida social, me sentindo um inútil... E Deus me disse – Edilson, você nunca sofreu na vida. Como é que você vai poder ajudar alguém que está sofrendo se voce nunca passou por isto?
Vamos observar alguns propósitos de Deus que por mais que demorasse e que mais difíceis fossem, nunca foram interrompidos:  A 700 anos AC o profeta Miquéias anunciava a vinda de Cristo.
Miquéias 5:2 diz assim: “Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”... O mais interessante é que José e Maria não moravam em Belém. Lucas 2: 4 diz assim: “Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi” .
O nosso Deus também tem planos para nossas vidas - salvar todos os homens é o Seu pensamento. 1 Timóteo 2:4 diz assim - “O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.  O povo judeu estava em pecado, Deus levantou profetas para avisa-los, antes de agir, o nosso Deus falava com os profetas. Cento e cinqüenta anos antes de Israel ser tomado, nosso Deus avisou que iria levantar um libertador. Levantou Ciro tendo como primeira prioridade libertar o povo de Israel. Tudo aconteceu porque os planos do nosso Deus não podem ser frustrados, sempre nos dando a prova que o difícil para nós é fácil para Ele, como a própria Palavra diz em Gênesis 18:14. “Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor?” e também Isaías 45:1: “Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis; para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão”.
Prova de que os planos de Deus não podem ser frustrados é a própria história dos judeus, havia promessa, mas houve sofrimentos aos longos dos anos. No ano 70 DC as perseguições e sofrimentos continuavam: O império romano, a peste negra, a 2.º guerra mundial, mas em 1.947 foi criado o Estado para o povo judeu justamente em Jerusalém porque os propósitos de Deus não podem ser impedidos.
Quantas vezes você já perdeu o controle das coisas? O sentimento mais difícil que temos de enfrentar é a impotência. Ou seja, não poder fazer nada – não ter o controle das circunstâncias!  Ver aqueles que amamos sofrendo, e estarmos impossibilitados de fazer algo, cria tantas tristezas e angústias.  Mas meu coração sofredor se alegra e recebe alento, no fato de que Deus nunca perde o controle das coisas. Ele tem o controle de todas as doenças. Nada escapa de suas mãos!  Eu e você, constantemente, perdemos o controle das coisas, mas Deus não! Agora mesmo, nesta situação que envolve sua vida, o plano de Deus se mantém intacto! Ele não perdeu o controle! Espere um pouco mais, não desista! Nenhum dos planos de Deus pode ser impedido! Ele pode tudo! Anime-se com estas lembranças! E saiba, querido irmão, que o sofrimento é o arado de Deus.Que Deus abençoe esta palavra no coração de todos nós. Amém.

sábado, 16 de março de 2013

PAU QUE NASCE TORTO, MORRE TORTO???


Jó 14:7-9 - "Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.  Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,  Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta".

Hoje estou com cinquenta e cinco anos de idade (quem me conhece não diz que eu tenho mais de 54... kkk... ah, a alegria do Senhor é a minha força). Mas, depois de ter passado pelo menos trinta e cinco envolvido com a dependência química, eu prefiro repetir, com frequência, uma a frase que ouvi certa vez de um pastor que me exortava a uma mudança de vida: “Nem sempre um pau que nasce torto morre torto”.
Amado, tornar-se um drogado não significa, necessariamente, que a pessoa terá de morrer de uma overdose, nas mãos de traficantes ou mesmo em confrontos com a polícia, pois existe a chance de recuperação e de volta ao convívio familiar e social, principalmente quando estão presentes oportunidades de recomeço. Mas para que isso aconteça o apoio das pessoas é fundamental.
Longe das drogas há quatro anos, trabalho e estudo a Palavra, cultivo a minha espiritualidade que também considero essencial, frequentando regularmente meu novo ministério - O Bola de Neve de Mairiporã. Para mim, o apoio da minha esposa Jocileide Marques de Melo - a delícia dos meus olhos - foi extremamente importante na minha  recuperação e reinserção na sociedade.
Avalio que a partir dessa ajuda, a luta para não retornar ao vício foi menos árdua e a busca de uma oportunidade deixou de ser algo frustrante, o que foi facilitado pelo início dos estudos bíblicos, ainda que com tanto tempo perdido. Experiências como a minha não são registradas com a frequência que se esperava na vida de um ex-dependente químico.
Tão importante quanto o tratamento, o processo de reinserção social é apontado por especialistas do setor como fundamental na vida do ex-usuário de drogas, evitando-se as recaídas no vício.
Dada a importância e mesmo a complexidade desse processo, a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados inseriu esse tema nos seminários que vem sendo realizados em todos os estados do país.
Mas, não importa o que esteja acontecendo, amado, HÁ ESPERANÇA!!! Ainda que tudo esteja perdido, em Deus HÁ ESPERANÇA!!! Não importa o que os outros digam ou pensam HÁ ESPERANÇA!!!
Talvez, você esteja rodeado de amigos, como os amigos de Jó, que ao invés de ajudar, só acusam. Não importa, com o nosso Deus HÁ ESPERANÇA!!!
Talvez, você diga: "mas eu já fiz tantas coisas erradas", eu te digo com toda a convicção do mundo HÁ ESPERANÇA PRA VOCÊ!!! Pau que nasce torto, nem sempre morre torto, creia nisto!

quarta-feira, 13 de março de 2013

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE...

Hoje acordei sorumbático. Estou meio tristonho, sabe? Por que tantas pessoas têm tanto medo de perder o que na verdade não têm (apenas estão com) por conta de um ciúme ridículo e até mesmo, hipócrita, ao ponto de se negarem à um abraço, à uma manifestação de carinho? Eu não tenho uma casa, eu estou com uma casa porque Deus é misericordioso. Eu não tenho uma esposa, eu estou com uma esposa, que aliás, é a delícia dos meus olhos, a única que não desistiu de mim, além de Jesus, pela graça de Deus. Amados, nós não temos nada por nosso merecimento. A única coisa que temos á a certeza de que se amarmos, assim como Cristo nos amou, seremos amados por Ele. Eu sou uma pessoa comum que tem objetivos e visões incomuns, por exemplo, o amor ao próximo. Quando beijo e abraço uma pessoa, o faço com amor e carinho porque vejo Cristo naquela pessoa. É o que eu sou, apenas uma pessoa comum com um objetivo e uma visão cristã. Mas porque sou comum não significa que estarei satisfeito sendo medíocre. Não gosto dessa palavra. Não quero ser medíocre. Não intento ser medíocres. Não sirvo um Deus medíocre, além disso, não acredito que temos que ser medíocres, porque Medíocre é basicamente não ser ruim, mas também não ser excelente. É apenas bom o suficiente para continuar, e não acho que é isto que o Senhor quer que sejamos. E recusar amor e um gesto de carinho é uma atitude medíocre! Um dia, a pastora Lubia declarou-me que o abraço tem o poder de curar, e há uma verdade implícita nessa declaração. Que o Pai nos ensine a acreditar que pessoas comuns podem ser poderosamente usadas por Ele, simplesmente por abraçar um irmão, uma irmã. Que Deus nos ajude a acreditar que podemos realizar, a partir de coisas tão simples como abraçar ou beijar uma mão ou um rosto, coisas grandes e fantásticas, coisas que irão surpreender até a nós mesmos, se acreditarmos que Ele pode nos usar e se ousarmos ter um objetivo e uma visão incomuns nestas atitudes. E o que quero dizer com incomum é algo que não faz sentido para nós, mas faz sentido para Deus. Nós temos que acreditar no amor de Cristo para realizar. Efésios 3:20 nos diz que o Senhor é capaz de fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera e quando você abraça alguém, você está liberando este poder! Deus, te pedimos, realiza através de nós segundo o Teu poder, mas não nos deixa esquecer que é através de nós, de nossos atos de amor e não nós, seres mesquinhos e hipócritas, portanto, nos ajuda a cooperar para isso. Precisamos de Ti para ousar em nossa fé e em nossas orações. Alguns de nós não tem acreditado o suficiente que pode existir carinho sem más intenções. Precisamos ampliar nossa fé para novas conquistas. Precisamos ser pessoas comuns com objetivos incomuns. É o que Te pedimos em nome de Jesus, Amém.

CURIOSIDADES....

John Dalton há pouco mais de 200 anos, descobriu que tudo o que existe é formado de átomos. Caramba, que descoberta, hein? Só que ele chegou atrasado. A bíblia antecipou esta informação pela palavra de Paulo aos Hebreus.
No salmo 19:1, os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Amados, são 125 bilhões de galáxias, só 45 bilhões foram descobertas em 1998 pelo telescópio Hubble. O Universo têm mais ou menos 15 bilhões de anos-luz. O Sol é só 109 vezes maior que a Terra e apesar de estar a mais ou menos 150 milhões de km, é só 8 minutos daqui e olha só, existem outras estrelas bem maiores que o sol. Amado, são só 10 km, de atmosfera: 10 km - Uma de mão de tinta em uma bola de futebol, se passarmos disso morremos. Outra coisa, olha só: os astrônomos normalmente não são ateus, como todos pensam. Um deles disse que toda esta harmonia não pode ter saído aleatoriamente de uma explosão não controlada. Seria o mesmo que dizer que de uma explosão de uma tipografia, saiu um dicionário completo de A a Z. Querem saber como Deus é perfeito? Olha só: O elefante é o único animal cujas pernas se dobram para a frente. Por quê? Porque de outra forma seria difícil para esse animal levantar-se, por causa do seu peso. Por que os cavalos, para se erguerem, usam as patas dianteiras, e as vacas, as traseiras? Quem orienta esses animais para que ajam dessa maneira? Deus. Esse mesmo Deus que coloca um punhado de argila no coração da terra, e, através da ação do fogo transforma-a em formosa ametista de alto valor. Esse mesmo Deus que coloca certa quantidade de carvão nas entranhas do solo, e, mediante a combinação do fogo e a pressão dos montes e das rochas, transforma esse carvão em resplandecente diamante, que vai fulgurar na coroa dos reis ou no diadema dos poderosos! Por que o canário nasce aos 14 dias, a galinha aos 21, os patos e gansos aos 28, o ganso silvestre aos 35 e os papagaios e avestruzes aos 42 dias? Por que a diferença entre um período e outro é sempre sete dias?Porque o Criador sabe como deve regular a natureza e jamais comete engano. Ele determinou que as ondas do mar se quebrem na praia à razão de 26 ondas por minuto (podem contar quando forem a praia, viu?), tanto na calma como na tormenta. Aquele que nos criou pode também nos dirigir. Somente aquele que fez o cérebro e o coração pode guiá-los com êxito para um alvo útil. A insondável sabedoria divina revela-se ainda nas coisas que poucos notam: A laranja possui número par de gomos, nunca vai ter número impar, reparem. Reparem também que a espiga de milho tem número par de fileiras de grãos. O cacho de bananas tem, na última fila, número par de bananas, e cada fila de bananas tem uma a menos que a anterior. Desse modo, se uma fileira tem número par, a seguinte terá um número ímpar. A ciência moderna descobriu que todos os grãos das espigas são em número par, e é admirável que Jesus, ao se referir aos grãos, tenha mencionado exatamente números pares: 30, 60 e 100. Em Marcos 4:8 Jesus diz quando contava a parábola do semeador – “E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem”. Pela sua maravilhosa sabedoria e graça, é assim que o Senhor determina à vida que cumpra os propósitos e os planos dele. Somente a vida sob o cuidado divino está salvo de contratempos. Outro mistério que a ciência ainda não descobriu: Enormes árvores, pesando milhares de quilos, apoiadas em apenas poucos centímetros de raízes. Ninguém até agora conseguiu descobrir esse princípio de sustentação a fim de aplicá-lo em edifícios e pontes. Mas há maravilha ainda maiores. O Criador toma o oxigênio e o hidrogênio, ambos sem cheiro, sem sabor e sem cor, e os combina com o carvão, que é insolúvel, negro e sem gosto. O resultado, porém, é o alvo e doce açúcar. Toma o Dióxido de Carbono, o CO2, que para os animais e para nós é prejudicial, juntamente com o calor do sol, e o transforma em Oxigênio e Carbono para alimentar as plantas. Quem estudou ou estuda aqui sabe que isso é a fotossíntese. Esses são apenas alguns vislumbres de um Deus sábio e amoroso.